domingo, 9 de maio de 2010

Contribuindo com qualidade na internet

Um jeito de contribuir com conteúdo de qualidade na internet é a criação de páginas ou a modificação de páginas já existentes na Wikipédia, a enciclopédia virtual. A wikipédia tem uma proposta bastante interessante de abordar todos os assuntos possíveis e explicá-los, dar suas definições com a ajuda de muitos internautas. É simples, se você está por dentro, ou estuda determinado tema, pode colocar conteúdo dentro das páginas relacionadas. Também é possível adicionar fotos ou ainda, "linkar" expressões e páginas existentes.
Assim, eu contribuí com a enciclopédia da internet. Procurei uma página de meu interesse e pesquisei informações sobre o assunto, no caso, um inseto. Percebi que a página em português estava muito precária e sem informações básicas então, redigi um texto simples e cliquei em editar texto. Adicionei meu texto em uma página que já possui um projeto sobre insetos. No entanto, a edição não é muito fácil de ser feita. Demorei a achar em que predefinição deveria clicar para colocar meu texto e no fim, minha parte não foi publicada exatamente onde eu queria. Além disso, encontrei muita dificuldade para colocar foto, mesmo lendo as instruções, para mim não foi possível fazer isso. Mesmo assim, achei muito válido tendo em vista o aumento de conteúdo informativo adicionado ao tema. É um ato relativamente simples em que cada um pode dar sua contribuição e assim criar uma grande rede de informações e dados, útil na internet.

segunda-feira, 22 de março de 2010

No Dia da Água, ONU defende urgência de preservação

Hoje, data em que se comemora do Dia Mundial da Água, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um comunicado sobre a qualidade do recurso, vital para a vida na Terra. No documento, a entidade lembra que a qualidade da água em todo o mundo é ameaçada pelo crescimento populacional e pela expansão das atividades industrial e agrícola.
O texto afirma também que as mudanças climáticas ameaçam alterar o ciclo global hídrico e que há a necessidade urgente que os setores público e privado de todo o mundo se unam para assumir o desafio de proteger e melhorar a qualidade de rios, lagos e aquíferos. Para tanto, diz o documento, a população deve se comprometer a evitar a poluição futura da água, tratando as já contaminadas, e restaurar a qualidade e saúde de rios, lagos aquíferos e ecossistemas aquáticos.
"A qualidade da água se tornou uma questão global", diz o comunicado, lembrando os milhões de toneladas de esgoto e dejetos industriais e agrícolas que são despejados diariamente nos rios. Em consequência dessa prática, mais pessoas morrem por contato com água contaminada do que a soma de todas as formas de violência, sendo que os mais atingidos são crianças menores de cinco anos.
Além da questão humana, o relatório fala sobre as perdas econômicas decorrentes, lembrando que a falta de água e de instalações sanitárias, apenas na África, são estimadas em US$ 28,4 bilhões, o que significa cerca de 5% de seu Produto Interno Bruto (PIB).
A boa notícia, lembra a ONU, é que soluções são implementadas em vários lugares. Mas a entidade diz que atitudes corajosas precisam ser tomadas nos âmbitos internacional, nacional e local, já que o assunto precisa ser tratado como prioridade global, pois a vida humana depende de nossas ações tomadas hoje. O documento é encerrado com a frase "água é vida".

Fonte: AE - Agencia Estado, 22/3/2010 13:45

sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia Mundial da Água

Na próxima segunda-feira, dia 22 de março é o Dia Mundial da Água e não há pretexto melhor para falar desse bem de consumo precioso. Esse dia foi criado pela Organização das Nações Unidas em 1992 com o objetivo de conscientização e reflexão tanto por parte dos líderes de governo quanto da população. Foi divulgada a "Declaração Universal dos Direitos da Água", um documento que coloca a água como patrimônio do planeta Terra e estabelece dez artigos que visam proteger e garantir o uso correto desse bem. Quem pensa que não deve se preocupar já que a Terra é formada por dois terços de água, se engana. Estima-se que somente 2,5% da água é potável, ou seja, boa para o consumo; alguns cientistas falam em apenas 0,8% de água consumível em todo o planeta.
As reservas de água potável acumuladas durante milhões de anos estão sendo consumidas rapidamente e o principal fator é o desperdício. Outro problema é a poluição, que torna a água inutilizável. Represas, rios e lagos são fontes de água boa e estão sendo contaminados pela ação do homem. É fundamental que haja programas de educação por parte dos governos quanto ao uso consciente da água e respeito as regiões de mananciais, políticas adequadas para empresas, além da ação individual em economizar o recurso no seu dia-a-dia, não jogar lixo em rios e lagos e, sempre que possível, reutilizar a água.
Por isso quando você vir alguns atos que parecem inofensivos como alguém lavando a calçada ou escovando os dentes com a torneira aberta, fale, explique. Essa é uma causa de todos!

Adele Santelli

quarta-feira, 17 de março de 2010

Para quem gosta...VIDA

Nesta quinta-feira, dia 18 de março de 2010, estréia no Discovery Channel Brasil às 22hs, a mais esperada série sobre biodiversidade, VIDA. O nome por si já é cativante e os 10 episódios prometem imagens absolutamente fascinantes.
A superprodução, parceria da BBC e Discovery Channel, foi totalmente captada em HD(alta definição)e além de um show de imagens e riqueza de detalhes, traz uma qualidade técnica surpreendente!
Para quem quiser mais informações basta acessar a página oficial da série:
http://www.discoverybrasil.com/vida/index.shtml

Adele Santelli